Se as alterações do Sistema Urinário forem diagnosticadas de forma precoce, assim como nós, os animais também possuem opções de melhor tratamento.
A Nefrologia apesar de ser uma especialidade relativamente nova, vem crescendo bastante na Medicina Veterinária. O profissional especializado cuida das doenças que afetam o Sistema Urinário (rins, bexiga, ureter e uretra são algumas estruturas dentro desse sistema). Essas doenças estão cada vez mais comuns na rotina Veterinária, pois a facilidade do diagnóstico nos dias de hoje está muito melhor, além da expectativa de vida dos animais ter aumentado também! Alguns exemplos se doenças são:
O tratamento para as afecções é abrangente e o diagnóstico pode ser realizado por exames de sangue, ultrassom abdominal, exames de urina e entre outros. Além da importância do diagnóstico precoce, é importante o tutor ficar atento a alguns sinais como: o animal sentir muita sede, fazer muita urina, fazer urina com colocação avermelhada, ter emagrecimento, vômitos e desânimo. Para gatos, a incidência é maior dependendo da idade, o que se torna importante o acompanhamento com exames de rotina e com o Médico Veterinário.